Símbolos e sinais de laboratório

Símbolos de perigo:

  As embalagens dos reagentes apresentam símbolos que alertam o utilizador acerca  da perigosidade dos produtos que contém. Nunca te esqueças de prestar muita atenção a estes símbolos.

Corrosivo
 


Resultado de imagem para simbolo de corrosivo
Algumas substâncias concentradas, como os ácidos, podem ser bastante corrosivos. Um exemplo é o ácido sulfúrico, utilizado em baterias de automóveis (na forma diluída, porém também perigosa), que pode causar sérios danos quando entra em contato direto com a nossa pele! (papo científico: o ácido sulfúrico é um grande agente higroscópico). Alias, hoje em dia já não se fabricam mais baterias com manutenção, justamente por causa dos perigos do manuseio deste ácido. Fabricam-se agora baterias "sem manutenção‟, das quais são mais seguras que as de antigamente.  



Comburente


Imagem relacionada


 O material comburente (simbolizado por uma chama acima de um círculo) é aquele que facilita a combustão, alimentando-as e impedindo que o fogo seja combatido. Um exemplo é o peróxido de hidrogénio (uma solução diluída é conhecida como água oxigenada), um poderoso agente oxidante que pode sofrer combustão espontânea em contato com matéria orgânica. 






Tóxico 


Resultado de imagem para simbolo de tóxicoO símbolo é assustador! Mas é exatamente esta a intenção. Parece o símbolo dos piratas, mas refere-se a uma substância perigosa! Fique longe! Não cheire, não pegue sem luvas e, principalmente, nunca experimente estas substâncias. Um exemplo deste tipo de perigo é o cianeto (também conhecido como cianureto). Todo composto que tem o grupo cianeto (papo científico: ânion CN- ), como o cianeto de hidrogênio (HCN), que trata-se de um gás na temperatura ambiente muito tóxico, é potencialmente perigoso. Este simples ânio cianeto é um dos venenos de ação mais rápida e letal, em função do bloqueio que ele causa na cadeia respiratória devido a grande afinidade pelo íon Fe3+ .


Irritante

Resultado de imagem para simbolo de irritante




 Estes são geralmetne gases, como o gás cloro, obtido a partir da aplicação de eletricidade em uma aquosa do cloreto de sódio (papo científico: eletrólise) ou pela reação do óxido de manganês IV com 
ácido clorídrico. Por ser neurotóxico (atingem o sistema nervoso), foi utilizado nas duas guerras mundiais. 






Explosivo

Resultado de imagem para simbolo explosivo

 BUM! Explosão! É isto mesmo! Estas substâncias podem, sem aviso prévio, causar sérios danos. Um exemplo é a nitroglicerina, substância obtida pela reação da nitração da glicerina (daí seu nome). Base da dinamite, a nitroglicerina é um explosivo extremamente instável – pequenas perturbações podem ocasionar sua explosão. Portanto, se enxergar um recipiente com o símbolo de explosivo e ver a palavra „nitroglicerina‟, nem pense em brincar com ela, ok?




Facilmente inflamável 

Resultado de imagem para simbolo de facilmente inflamable




Substâncias inflamáveis podem ser um perigo, principalmente quando há uma fonte de ignição, como uma faísca








Perigoso para o ambiente

Resultado de imagem para simbolo de perigoso para o ambiente



 Este símbolo, mais raro, relaciona-se com todos os demais perigos indicados acima. Um exemplo poderia ser o descarte do ácido sulfúrico ou de compostos com cianeto na água de um rio, o que iria causar desequilíbrio na composição da água (papo científico: alteração do pH) e contaminação da água e peixes, respectivamente.






Vídeo pequeno sobre símbolos






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como fazer bombas de mau cheiro

O som - curiosidades